Blog

Covid 19 Pode Afetar o Coração

25/03/2021

Antes, se sabia que o coronavírus causava danos respiratórios, mas não propriamente ao coração.
Ao longo do tempo, o vírus sofreu algumas mutações alterando os impactos que ele pode causar ao nosso corpo.
A SARS-CoV-2, pode levar a miocardite (uma inflamação cardíaca), necrose das celular, levando até, ao desenvolvimento de um ataque cardíaco, arritmias e insuficiência cardíaca aguda ou prolongada.
Um ponto que quero destacar, é que essas complicações aconteceram mesmo em pessoas que tiveram sintomas leves ou até nenhum sintoma.
Analisando autópsias de 39 pessoas que morreram com COVID-19, 38% não tinham tido alterações cardíacas, enquanto 31% tinham uma carga elevada de acima de 1000 cópias no coração.
Os resultados também mostraram que, embora o órgão mais atingido pelo vírus seja o pulmão - coração, rim e fígado também tiveram alterações significativas.
Sendo assim, concluímos que a infecção pode sim causar danos ao coração direta ou indiretamente.
Além de infectar as células do músculo cardíaco, também interferem nas células endoteliais (membranas que revestem os vasos sanguíneos) aumentando assim, o risco de infarto e trombose.
Os impactos ainda vão além!
Foi registrado o caso de um atleta de basquete, com 27 anos, que após estar recuperado do COVID-19 sofreu morte súbita após um treino. Mostrando que, pessoas jovens e saudáveis, que foram infectados e tiveram sintomas leves, posteriormente foram diagnosticados como portadores de doença cardíaca.
O vírus e suas consequências ainda segue em estudos e pesquisas para maior e melhor entendimento, mas destaco a grande importância da prevenção e cuidado para não se expor ao vírus, pois as reações e impactos sobre o corpo não são lineares e nem agrupadas.
Então, durante essa pandemia tenha cuidado redobrado – se cuide e cuide dos seus!
NÃO BRINQUE COM SEU CORAÇÃO!?

Estudo: https://science.sciencemag.org/content/370/6515/408

Compartilhe: